Conheça os benefícios da arte para a saúde

 Em Blog

A arte, há muito tempo, deixou de ser apenas uma forma de entretenimento, para transformar-se em terapia. Os benefícios da arte (também chamado de arteterapia) são muitos e incríveis: vão desde a melhora física até a mental.

Não importa se a arte é bonita ou incompreensível ao mundo, o importante é se expressar

E não é necessário gastar muito para obter esses benefícios; a arte está presente na música, no teatro, no cinema ou em qualquer manifestação expressiva.
O simples ato de escrever uma história, tocar um instrumento, fotografar ou apreciar um show de música, por exemplo, é capaz de causar um impacto em nossa saúde, deixando a nossa mente mais saudável e aumentando a nossa capacidade de lidar com emoções negativas.
Pensando nisso, este artigo apresenta os benefícios relacionados à arte para que você, independentemente de idade, sexo, classe social ou cultural possa usufruir da arteterapia.

Quais os benefícios da arte para a saúde?

A arte liberta nossas emoções, abre caminhos para o autoconhecimento, nos fazendo entender nossos medos e fracassos e, assim, encarar a vida com mais positividade.
Pessoas tímidas, por exemplo, têm muita dificuldade para se expressar. O medo de errar, isola. Um dos benefícios da arteterapia é ajudar pessoas tímidas a descobrir que elas não estão sozinhas, fazê-las interagir com o mundo e ter autoconfiança.
Conheça alguns benefícios da arteterapia e como isso impacta em nossa saúde:

Melhora a concentração e a memória

A arte tem o poder incrível de trazer benefícios cognitivos. Isso significa que pessoas com histórico traumático, com bloqueios mentais, podem desabafar em algumas atividades.

Fotografia é um dos tipos de arte cujos benefícios são a melhora do foco e da concentração.

Escrever — um livro ou um conteúdo para web —, desenhar ou pintar podem desafogar lembranças negativas, abrindo a nossa mente para o que realmente nos deixa sãos. Lembrar e lamentar-se de coisas ruins afetam o humor e a concentração.
A fotografia, por exemplo, é outra atividade que trabalha não só a concentração, mas também a paciência e a observação da natureza e de pessoas. É uma das formas que facilita o aprendizado em algumas disciplinas, como a física.

Trabalha o emocional e ajuda a perder peso

Um ótimo benefício da arte é que ela desafoga nossos sentimentos retraídos e negativos. Raiva, mágoa, tristeza, tudo isso eleva a chance de doenças, como a depressão, por exemplo.
Ouvir uma boa música, cantar, dançar, fazer trabalhos manuais são ótimas maneiras de aliviar as emoções negativas; é como um grito de liberdade, de dor, mas que no fim, servirá de grande alívio.
E para quem sofre de doenças que afetam o sistema nervoso, a coordenação motora ou tem distúrbios relacionados ao TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) a dança é uma excelente forma de combater, ainda que parcialmente, os efeitos desses problemas. Sem contar que ajuda a perder peso.

Ajuda a socializar

A melhor saída do isolamento social é exercer atividades que estimulem o lado criativo e eliminem o medo de estreitar laços, justamente pelo receio de não serem aceitos.
Pessoas tímidas têm facilidade para se constranger quando erram e para guardar ressentimentos, porque não conseguem expressar o que sentem. Atividades que exigem o contato com pessoas, como o teatro — atuar ou assistir —, museu ou show de música podem ser benéficas para libertar a timidez.
Não é preciso ser um expert na pintura ou um grande cineasta, apenas expresse sua forma de ver a vida e seus sentimentos. Arte é mais que entretenimento; é terapia para curar os males e viver com mais qualidade.
Com base neste artigo sobre os benefícios da arte, você acha que está pronto para cuidar de sua saúde emocional e física? Comente, e não deixe de conferir também todas as nossas outras postagens.

Postagens recentes