Na prática: decorar uma sala pequena com pouco dinheiro

 Em Blog

Quando se fala em decoração, a sala de estar é um dos lugares que vem em primeiro lugar. Trata-se do ambiente onde as pessoas se reúnem com a família no fim do dia e recebem a visita de parentes e amigos.

Por isso, a decoração deste ambiente deve ser sempre muito agradável e refletir a personalidade dos moradores da casa.

Quando o cômodo é pequeno, decorá-lo pode ser um verdadeiro desafio. Porém com algumas dicas simples é possível decorar uma sala pequena com pouco dinheiro.

Neste artigo, vamos apresentar algumas formas de decorar a sua sala pequena com muita praticidade e economia. São diversas ideias legais que você pode utilizar para deixar a sua casa ainda mais bonita e aconchegante. Confira!

Como decorar uma sala pequena com pouco dinheiro

Existem várias alternativas muito boas para quem quer decorar uma sala pequena gastando pouco. O ideal é procurar por ideias que combinem com o seu estilo para deixar o ambiente agradável para você e sua família.

Menos é mais

Elimine da sala o que não for necessário para aproveitar melhor o seu espaço.

Mesmo em salas pequenas, é importante deixar o máximo possível de espaço para circulação das pessoas. Para isso, deixe o ambiente com o mínimo possível de móveis. Quando for escolher o mobiliário da sua sala, o ideal é procurar por opções compactas que não vão ocupar tanto espaço. Atualmente, existem opções de móveis voltados para casas pequenas e apartamentos que são compactos e aproveitam ao máximo o espaço vertical.

Para encontrar boas opções de móveis, você pode procurar por ideias em sites de decoração de interiores. Veja a nossa lista com os principais sites de decoração de interiores.

Aposte nas paredes

Uma parede mais escura pode fazer toda a diferença no seu ambiente.

Uma técnica muito boa que faz o ambiente parecer maior é o uso de uma parede em tom mais escuro que as outras. Deixe todas as paredes em tons neutros (como gelo, branco ou bege) e pinte uma parede de uma cor mais escura da sua preferência. Além de não comprometer a luminosidade, ao fazer isso você terá uma sala com aparência única e com muito estilo.

Lembre-se apenas de combinar os tons dos móveis e das decorações com o da parede. Móveis de tons neutros funcionam muito bem neste tipo de ambiente, pois eles geralmente combinam com qualquer cor.

Quer ousar ainda mais? Você ainda pode fazer uma textura, aplicar papel de parede, tecido ou papel contact. Quando feita em apenas uma parede, esse tipo de decoração dá ao ambiente uma sensação de amplitude.

A decoração

Aproveite os móveis e as paredes para colocar decorações que agradam você.

Existem muitas maneiras de decorar uma sala pequena com pouco dinheiro e ainda assim manter o estilo. Nesses casos, o melhor é sempre aproveitar o espaço em cima dos móveis e as paredes para colocar itens de decoração. Você pode utilizar quadros ou molduras coloridas com fotografias, luminárias, adesivos de parede, abajures e almofadas.

Uma ideio muito legal para criar quadros customizados é imprimir imagens que você goste e colocar em molduras. Existem vários modelos de molduras baratinhas no mercado e a impressão você pode fazer em casa ou em uma gráfica rápida por um valor bem baixo.

Faça uma reforma nos sofás e móveis

Com um móvel customizado você poderá dar um toque de exclusividade na sua sala.

Você sabia que aquele móvel acabadinho ou com a pintura descascando pode ganhar uma cara totalmente nova? Isso é possível, e o melhor de tudo é que você mesmo pode fazer a reforma em casa.

Estantes e racks podem ser renovados com técnicas artesanais. Você pode cobrir a sua superfície com papel contact colorido, tecido ou até mesmo repintar o móvel. Além de economizar, você ainda terá um móvel personalizado de acordo com o seu estilo.

Os sofás também podem ganhar uma cara nova se forem revestidos com tecido ou se você utilizar mantas e capas. As almofadas também dão um toque a mais em qualquer sofá.

Alegre o ambiente com plantas

As plantas podem dar um toque natural a qualquer decoração.

As plantas são uma ótima maneira de deixar o ambiente mais vivo e ainda decorar a sala pequena com pouco dinheiro. Elas podem ser colocadas como arranjos em mesinhas de centro, estantes, aparadores ou até mesmo penduradas nas paredes.

Só é preciso lembrar que muitas plantas precisam de luz do sol para sobreviver. Se não for possível oferecer um ambiente adequado para plantas, opte pelas artificiais. Mas além de fazer bem para as plantas, um ambiente com presença da luz do sol e boa circulação de ar pode ser muito bom para a saúde dos moradores da casa.

Use cortinas

Opte por cortinas que vão ajudar a valorizar o seu ambiente.

As cortinas também são um item de decoração que pode fazer muita diferença na sua sala. Escolha uma cortina bem bonita que tenha a cor combinando com os outros elementos da sua sala. Além de deixar o ambiente muito mais elegante, elas ainda permitem proteger o local da luz e oferecem mais privacidade.

No caso de salas pequenas, o melhor é optar pelas cortinas mais compridas que já tenham trilho embutido. Dessa forma você aproveita os seus benefícios com muito mais espaço.

Se a sua sala tiver muitas cores ou um tom muito marcante, uma cortina com tons mais neutros pode ajudar a não deixar o ambiente carregado.

Não deixe de criar um ambiente aconchegante na sua casa por falta de dinheiro. Seguindo essas dicas vai ser muito fácil decorar uma sala pequena com pouco dinheiro. O importante é saber aproveitar o espaço da melhor forma possível, independentemente do seu tamanho.

Uma sala bem decorada não é uma sala cheia de móveis, e, sim, uma sala bem organizada e com o toque pessoal dos moradores.

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos nas redes sociais! Agradecemos pela leitura e até a próxima!

Postagens recentes