O que se aprende num curso de design de interiores?

 Em Blog

O curso de design de interiores, apesar de ser uma profissão relativamente nova, tem uma essência relacionada à arquitetura.

A profissão surgiu junto à necessidade de trazer estilo e personalidade aos diversos ambientes de uma casa ou espaços corporativos.  

O profissional de design de interiores, além de designar o processo de decoração de uma residência, ajuda a construir um local funcional, abrangendo o bem-estar e o conforto de seus clientes.

Utilizando técnicas e conceitos de tendências, juntamente com os estilos de seus clientes, é claro, o designer de interiores procura fazer com que quem contrata seus serviços, e as demais pessoas que vão usufruir do local “decorado”, tenham bons momentos e sintam-se confortáveis no local, tudo isso, usando os conceitos aprendidos durante o curso. Por isso, venha conhecer um pouco mais sobre o que você pode aprender no curso de designer de interiores!

O que o curso de design de interiores ensina?

Em uma visão geral, o curso possui uma gama de matérias bem variadas. Logo no início, o aluno aprende sobre a composição de ambientes, uso das cores, organização profissional e já começa a entender melhor, como preparar um orçamentos, como se apresentar ao cliente e também quais serão as suas responsabilidades e atuações durante a carreira.

Além disso, algumas matérias irão envolver os processos criativos tais como: projetos, desenho do mobiliário, iluminação, pesquisas de tendências e muitos outras.

Durante o curso, o futuro profissional poderá aprender algumas técnicas de informática, utilizando os softwares para a apresentação dos projetos em 3D, facilitando a visualização do espaço pelo cliente.

Criatividade, o ponto alto do curso!

As disciplinas do curso de design de interiores buscam trazer a criatividade como ponto principal, mas temos que ressaltar que por mais que ela seja uma característica primordial no curso, você precisará se empenhar para aprender diversas matérias técnicas.

Um aluno que optar por essa profissão terá aulas de, desenho técnico que irá ajudá-lo a dominar as ferramentas necessárias para criar projetos , com todas as características diferenciadas e focadas no resultado final de cada ambiente.

Pois é! As matérias que compõem esse curso vão ensiná-lo, muito além das técnicas, tratando ainda das formas de como você poderá se comunicar melhor e ser um bom empreendedor no futuro. Tudo para que você consiga captar mais clientes e executar cada vez melhor seus projetos e arranjos de ambientes.

Obviamente, a maioria das matérias serão focadas na construção de ambientes internos, com foco em residências, empresas, indústrias, hospitais, escolas, comércios, lojas, restaurantes e muito outros espaços.

Um designer consegue trabalhar em conjunto com diversos outros profissionais do segmento, desde que isso não altere a execução de seus projetos. Ou seja, é normal encontrar um designer de interiores, dividindo um projeto com arquitetos, engenheiros e paisagistas.

Em quais áreas eu posso atuar ao fazer um curso de design de interiores?

Um profissional de design de interiores pode atuar nas áreas de:

Desenho de móveis: criando peças para compor ambientes de acordo com a necessidade do cliente para se adaptar aos espaços disponíveis. Ou para uma marca de móveis.

Decoração: tendo todo o cuidado com a disposição e organização de móveis e acessórios para ambientes internos, além de paleta de cores, iluminação, etc.

Gerenciamento: na área de gerenciamento, um designer de interiores, acompanha  a compra de móveis e acessórios, além de realizar orçamentos, mas não necessariamente contratando a mão de obra.

Projetos: o profissional organizará ambientes de acordo com a demanda do cliente. Sendo assim, ele elaborará indicações com todas as composições que farão com que o local fique mais adequado, estiloso, prático e gere mais bem-estar para quem vai frequentá-lo.

Ficou interessando? Acha que pode se dar bem no curso de design de interiores? Venha conhecer a nossa escola e nossas instalações! Confira o nosso site!

Postagens recentes